De Jatobá A Petrolândia – Três nomes, uma cidade, um povo – Gilberto Menezes

Livro de Gilberto Menezes

Livro de Gilberto Menezes

Petrolândia 24 de novembro de 2014

Comprei ontem, na LUMIAR, o livro do Professor Gilberto de Menezes “De Jatobá A Petrolândia – Três nomes, uma cidade, um povo”. Acabo de devorá suas 287 páginas em uma só sentada. Excelente fonte de pesquisa. Estilo literário impecável. A história de Petrolândia escrita com lucidez e inteligência. Parabéns Professor Gilberto.

Acrescento, como complemento, a este valioso documento histórico, algumas linhas sobre uma região que sempre foi esquecida: O Icó Mandantes que hoje esbanja prosperidade e produz alimentos não apenas para Petrolândia, mas para todo o Brasil através de sua agricultura familiar irrigada pelas águas do Lago de Itaparica. O Bloco 3 onde se localizam as agrovilas de 1 a liarosa10. Há 150 anos chamava-se DESERTO DOS CAMPINHOS. O próprio nome conduz nosso imaginário a pensar nas dificuldades do povo humilde que ali chegou para povoá-lo. Foi o local onde nasci em 1947. Nos anos de seca tínhamos dificuldades para encontrar água e alimentos. Foi no saudoso Icó citado no referido livro onde conheci uma escola pela primeira vez aos 11 anos mantida pelo DNOCS. Aqui a minha homenagem à querida educadora linda, inteligente, comprometida, Dona Lia Rosa de Floresta do Navio formada no Colégio de Freiras Cristo Rei em Recife. Foi minha professora no ensino primário. “Que saudade da professorinha, que me ensinou o bê a bá” (Ataufo Alves).

O mapa da região apresentado acima faz parte do acervo da Biblioteca Central da Universidade de Humboldt em Berlim na Alemanha registrado em 1860, portanto há 154 anos. A pedido me foi gentilmente enviado pela Professora da referida Universidade Marianna Siegmund Shultze.

O Icó Mandantes há 150 anos

O Icó Mandantes há 150 anos

2 comentários

  • Juraci Gomes de Menezes

    Alguém poderia me informar, como e onde consigo comprar esse livro pela internete. ? Já procurei em vários sites; mas tudo em vão. Eu moro em Manaus e não tenho como sair procurando nas livrarias da região de Petrolândia, Paulo Afonso ou um pouco mais longe. A única possibilidade que tenho é a internete. Se alguém souber meu e-mail é juracigomesdemenezes@gmail.com Por favor me avise.

  • Enzo Viana Batista

    Vc saberia me dizer se ainda vendem exemplares desse livro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *