Projeto Icó Mandantes Ensina a Cultivar no Deserto dos Campinhos III

culturaempedra

Petrolândia 28 de agosto de 2013

Esta é uma Cultura Agrícola. Vocês sabem dizer de que? Produção agrícola em solos pedregosos? Ensinaram-me na escola que solos adequados à agricultura eram os argiloso, arenoso, humoso, calcário. Para cada cultura havia um solo específico. E agora? Como coleta-se amostra de pedras para análise de sua fertilidade? O laboratório vai fazer análise de pedra?

Minha bisavó costumava dizer que quando a gengiva se desengana dos dentes corta mais do que navalha. É isso que está acontecendo no Antigo “Deserto dos Campinhos”* hoje Projeto Icó Mandantes Petrolândia Pernambuco. A necessidade de viver e sobreviver como produtor rural onde a terra arável está cada vez mais escassa, sem assistência técnica e sem financiamento filhos de reassentados do Projeto Icó Mandantes intuitivamente criam, inventam a sua própria tecnologia. Em pouco tempo serão eles que estarão dando assistência técnica aos Técnicos do Governo e emprestando dinheiro aos bancos oficiais que fomentam a agricultura no país.

A cultura ao lado é de coentro destinada à produção de sementes para condimento. Está com 20 dias de plantada. 1,5 hectare em solo totalmente pedregoso. Será viável? A cada 30 dias publicarei aqui mais uma foto. Não deixe de Seguir a sua evolução.

*O Bloco 3 do Projeto Icó Mandantes incluindo a reserva legal chamava-se, há 150 anos “Deserto dos Campinhos”. A região que ia do Atalho margeando o Rio São Francisco até o Riacho dos Campinhos hoje chamado de “dreno” localizado entre as agrovila 4 e 6 chamava-se Campinho.

culturaempedra03

Encontrei estas informações num mapa desta região na Biblioteca Nacional de Berlin na Alemanha. Em outra matéria falarei como se deu a ocupação desta região e porque se chamava “Deserto dos Campinhos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *