Centro de monitoramento do sistema de irrigação do projeto Icó Mandantes

Petrolândia 19 de fevereiro de 2013

Há cerca de oito meses a rainha da fauna do semiárido nordestino começou a construir o Centro de monitoramento do sistema de irrigação do projeto Icó Mandantes. Exatamente na rede de alta tensão que leva energia elétrica às estações de bombeamento 03, 04 e 05 do Bloco 04 do Projeto Icó Mandantes, Petrolândia Pernambuco.

Já está em pleno funcionamento. Daí ela monitora tudo. Está bem à margem da estrada que dar acesso ao projeto Icó Mandantes. Envia aos órgãos do governo, em tempo real via internet, todas as informações sobre a produção agrícola do projeto, pois é por aqui que se dá o escoamento. Os políticos nem precisam mais implantar o balanção prometido há anos aos produtores. Quando o caminhão entra para o projeto fica registrada a placa e o peso do carro. Quando sai identifica o produto recalcula o peso e envia as informações para o comprador e produtor, tudo em tempo real. Se passar maconha comunica imediatamente à Polícia. É possível que a tecnologia 4G tenha sido inspirada na análise da forma de comunicação da Casaca de couro. A cada 200 metros, no máximo, há um ninho de casaca de Couro ao longo de toda estrada até chegar às roças produtoras. Assim através do seu canto elas enviam informações que circulam a uma velocidade impressionante. (Clique aqui para ouvir o canto da Casaca de Couro: )

Como há mais de um ano não chove por aqui a tecnologia eletrônica da Casaca de Couro ainda não foi testada na prática, pois em poucos minutos de chuva a qualquer descarga elétrica (raio) todo sistema elétrico deverá ser desligado automaticamente queimando e desalinhando as bombas de elevação da água. Quem pagará a conta e quem ganhará? A CELPE, a CHESF, A CODEVASF, o produtor ou a Casaca de Couro? Pense nisso.

Clique aqui para ver a exata localização desta foto

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *