PRODUTORES RURAIS DO ICÓ-MANDANTES OCUPAM E ASSUMEM COMANDO DAS ESTAÇÕES DE BOMBEAMENTO

ocupa03_                  ocupa01_

ocupa02_

Petrolândia 04 de fevereiro de 2013

Produtores Rurais reunidos em assembleia no Centro Administrativos do Projeto Icó-mandantes Petrolândia Pernambuco, decidem assumir, de forma organizada, planejada e disciplinada o comando das Estações de Bombeamentos (EB1, EB2, EB3, EB4 E EB5). “Este patrimônio é nosso. Não é da Chesf, da Codevasf e Hidrossondas. “Temos que preservar o que foi por nós conquistado” disse o Vereador Rogério Novaes. A assembleia foi convocada pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia José Maurício que teve completo apoio de várias lideranças Locais, entre elas o Vereador Rogério Novaes que é também Produtor Rural neste projeto.

Salários e outros benefícios atrasados foi a motivação da greve decretada, legalmente, pelos funcionários da Hidrosondas (Empresa terceirizada pela Codevasf para prestar serviços de manutenção e irrigação do Projeto Icó Mandantes) que decidiram a partir de hoje manter apenas os serviços essenciais funcionando com três horas diárias de água. Se a situação continuasse por 4 ou 5 dias o prejuízo dos agricultores seria incalculável, pois 90% da nossa agricultura irrigada é temporária, principalmente hortaliças. Para a maioria a perca seria total.

Por três vezes a Hidrossondas deixou de cumprir acordo feito junto aos seus funcionários representados pelo sindicato de sua categoria e do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolândia. Participei de todas as reuniões. Na última em Petrolina na Sede da Codevasf no dia 08/02/2013 o Gerente regional José Costa afirmou, na presença do Gerente Proprietário da Hidrossondas, que a Chesf vem repassando normalmente os recursos para a Codevasf e esta paga religiosamente em dia os serviços Prestados pela Hidrossondas. Depois de muita discussão, a pedido do Gerente da Hidrossondas fez um apelo aos seus funcionários para continuarem trabalhando normalmente que até o dia 28/02/2013 estaria tudo regularizado. O acordo foi mais uma vez assinado e mais uma vez descumprido.

O projeto Icó-Mandantes é, hoje, a base de sustentação da Economia de Petrolândia. Os agricultores sabem quanto custou conseguir a área irrigada que hoje abastece centenas de cidades vizinha e capitais mais próximas. Quem não conhece a história dos agricultores, de então, ocupando o canteiro de obras da usina? Em 2004, Petrolândia tinha 3 casas comerciais no seguimento agrícola. Hoje tem 12. Quem impulsionou tão expressivo crescimento? Como eram, em 2004, as casas comerciais no seguimento eletrodomésticos e material de construção? A diferença que for encontrada tem como fonte propulsora a agricultura familiar, ou seja, o trabalho de centenas de formiguinhas que trabalham na agricultura irrigada produzindo alimentos e contribuindo decisivamente para manter e impulsionar a economia de Petrolândia. O primeiro motor da economia de Petrolândia é a Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. O segundo é a agricultura irrigada onde 90% está no Projeto Icó Mandantes.

Mas Petrolândia não gera emprego e renda apenas a nível Local. Quando plantamos semente de cebola 502 e semente de Melancia Hola Premium, por exemplo, estamos gerando emprego nos Estados Unidos e na África, pois é lá que elas são produzidas.

“Não devemos ter medo dos confrontos… até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.” (Charles Chaplin). É possível que o episódio de hoje sirva de exemplo e não chegue ao fim quando a greve terminar, se é que vai terminar. Vamos aproveitar o momento para demonstrar que os filhos, netos e bisnetos dos reassentados (mas de 50% dos reassentados já passaram para o outro lado da vida) têm condições de gerenciar os serviços de manutenção e irrigação do Projeto Icó Mandantes sem necessidade de atravessadores do nosso dinheiro. É só a Codevasf repassar os recursos diretamente para os produtores Rurais do projeto Icó Mandantes, que através de cooperativa ou associação saberão caminhar com suas próprias pernas. Queremos que nos deixem continuar trabalhando com dignidade e produzindo alimentos para mundo. Ele precisa de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *