PRÓXIMO DOMINGO NA PRAÇA – RECORDAÇÕES DO ICÓ E DO LIMÃO

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. (Saint-Exupéry)

O repertório do próximo evento DANCE NA PRAÇA, 08/01/2017, será dedicado aos músicos que alegraram os finais de semana no nosso Saudoso Icó e Limão Bravo até o início dos anos 70. Foram eles que ensinaram a mim e a tanto(a)s outro(a)s a gostar da boa Música.  A presença daqueles humildes grandes artistas nas festas de Carnaval, São João, Natal  era imprescindível.

ZÉ MIÚDO – Nos anos 60 ele volta, de São Paulo, à sua Terra Natal trazendo um violão de Oito Bocas e a influência que lá recebeu da música Caipira. “Beijinho Doce” das Irmãs Galvão, era a sua preferida. Faleceu em 2014, aos 77 anos. Morava na Agrovila 1 dos Mandantes. Era Irmão de Dona Maria de Geracina.

MANOEL BARBOSA – Funcionário do DENOCS. Era um excelente Violonista. Sua música preferida: “Quem eu quero não me Quer” de Anísio Silva. Reassentado, Morava na Agrovila 3 do Limão. Faleceu em 2005 aos 80 anos. Era irmão de João Barbosa e Zezinho Barbosa.

MANÚ – Também um grande violonista. Suas músicas preferidas são as de Nelson Gonçalves (A Volta do Boêmio) e Ataufo Alves (Meus Tempos de Criança). Aos 87 anos ainda resiste a uma boa noitada de seresta. Reassentado, mora na Agrovila 2 do Limão.

GABRIEL RODRIGUES – Motorista do DENOCS, toca sanfona e cavaquinho e muito bem. Está com 89 anos. Mora em Arcoverde. Todos os seus filhos são músicos e tocam de tudo. Sanfona, cavaquinho, violão, guitarra, teclado, percussão, etc. Eles fizeram a abertura do Baile dos Filhos e Amigos de Petrolândia 2016.

GENIVAL – Excelente Acordeonista. Aprendeu com o Pai Gabriel Rodrigues citado acima. Mora em Itaparica, Jatobá, PE.

Cândio – Tocava Pé de Bode (sanfona de 8 baixos). Nos forrós de Pé de Latada nas taipas de casa ele não podia faltar. Faleceu aos 95 anos. Morava na Agrovila 2 dos Mandantes.

MENININHO – Tocava Acordeom.  Animava os forrós do Icó ao Limão. Reassentado, mora na Agrovila 5 do Limão. Filho de Pedro de Chico Moço e pai de Juliana Souza. De vez em quando ele relembra os bons tempos tocando na velha companheira.

CHICO DE MILA – Toca Sanfona. Era o principal forrozeiro na Chapada. Ainda relembra os velhos tempos quando de vez em quando pega na sua inseparável companheira de outrora. Reassentado, mora na Agrovila 1 do Limão.  É pai de Paulinha.

Eu não podia ficar de fora dessa Relação. O violão sempre me acompanhou. Tive minhas primeiras aulas com Manú e Manoel Barbosa. Minha música preferida era “Que queres tu de mim” de Altemar Dutra.

OBS: Se esqueci de alguém me corrija

DECLARAÇÃO DE AMOR À MINHA ETERNA NAMORADA

Um dia, ainda na minha infância pobre no saudoso Icó, eu observava o azul sem dimensão do espaço infinito. Nem uma nuvem para amenizar o calor insuportável. Como num passo de mágica aparece uma mulher na minha frente e pergunta:

– Está sonhando?

– Sim, estou pensando em voar.

Ela então me deu a mão e a partir daí jamais nos separamos.  Ela me ensinou a lutar por tudo que eu sonhava e graças ao nosso amor inseparável conseguir chegar a ser professor de uma Instituição, a Universidade Federal de Pernambuco, que como todas as Universidades no mundo, o valor maior é a liberdade. Liberdade de expressão, liberdade de pensamento.

Foi com ela que aprendi que a minha liberdade termina quando começa a dos outros qualquer que seja a opção política ou religiosa. Essa é a minha eterna namorada: A liberdade. E para homenageá-la, nada melhor do que a música do Saudoso Jessé: Voa Liberdade.  Mesmo sem saber cantar tive a permissão da minha eterna namorada para gravar este vídeo em Praça pública: A Praça dos Três Poderes em Petrolândia Pernambuco.

OBS: Este vídeo foi gravado durante o evento “TOQUE CANTE E DANCE NA PRAÇA” que acontece todos os domingos na Praça dos Três Poderes em Petrolândia Pernambuco.