PETROLÂNDIA: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

audienciapublicaPetrolândia 28 de janeiro de 2015

Aconteceu ontem no Velho Chico (27/01/15) uma audiência pública onde foi discutido o licenciamento ambiental da linha de transmissão que interligará 23 municípios. A nova linha sairá da subestação de São João do Piauí até a cidade de Petrolândia (PE). O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e empresa ATE XIX Transmissora de Energia. Houve participação efetiva da população local especialmente daqueles que direta ou indiretamente sofrerão os impactos positivos e negativos da referida linha. Representantes de comunidades indígenas e quilombolas estiveram presentes. A boa notícia para Petrolândia é que o empreendimento irá gerar cerca de 400 empregos diretos a começar ainda este ano. Os representantes do IBAMA e ATE XIX estão de parabéns. A equipe formada por pessoas jovens demonstrou que são profundos conhecedores da nossa flora e fauna e das características sócio econômico ambientais da nossa região.

Fiquei feliz em saber através de um biólogo do grupo que a rainha da nossa fauna, a Casaca de Couro, não sofrerá com os impactos ambientais a serem causados pela LT. De qualquer forma, deixo aqui registrado o que esta ave vem fazendo no Projeto Icó Mandantes em função do seu inconformismo com os serviços públicos ali prestados. Fiquem, portanto, vocês também atentos, pois se o sistema implantado falhar ela assumira o comando com muita eficiência. Leiam no link abaixo:
Centro de Monitoramento do Sistema de Irrigação do Projeto Icó Mandantes:

Mais sobre a casaca de Couro:

Ninho de Casaca de Couro: Obra Prima arquitetônica da fauna do semi-árido nordestino

Morre Ex-Vice Prefeito de Petrolândia: Cecídio Rubens (Hercícilio)

Cecídio Rubens (Hercílio)

Cecídio Rubens (Hercílio)

Petrolândia 27 de janeiro de 2015

Fui ontem ao velório e hoje dei o último adeus a Cecídio Rubens (Hercílio). Foi Vice Prefeito de Petrolândia de 1964 a 1968 tendo como Prefeito José Araújo da Silva (Zé de Caboco). Em 1976 foi candidato a Prefeito. Perdeu para José Dantas. Foi sócio fundador do Lions Clube de Petrolândia. Estava com 83 anos.

De repente, não sei por que, me vi talvez como tantos outros contemporâneos da minha infância e adolescência, sem passado e sem história, sepultados nas águas do Velho Chico, pelo Lago de Itaparica. Ao chegar ao Cemitério de São Francisco de Assis, por um momento me perdi. Cheguei a pensar que a história de Petrolândia datava de 1988 quando a barragem de Itaparica sepultou a velha cidade. É como se de repente os heróis que marcaram a infância na minha cidade natal e que tanto influenciaram o meu futuro e de tantos conterrâneos, com todos os seus acertos, erros equívocos e defeitos tivessem deixados de existir.

Como num passe de mágica embarquei mais uma vez na nave do tempo e aterrissei no meu velho saudoso Icó. Lembrei-me do nosso querido Hercílio trajando o seu terno branco de linho ou casimira proferindo em cima da carroceira de um caminhão velho, mais um de seus discursos inflamados. Indignação, coragem, sinceridade e desejo de mudança era a sua marca. Aliás, sem desmerecer os contemporâneos, essa era a marca dos políticos de um passado não tão distante: Amaro, Caboco Lola, Zé de Caboco, Zé Gominho, e tantos outros.

VAI COM DEUS HERCÍLIO!!!

Paulo Campos

COMENTÁRIO DE QUITÉRIA COUTO DE LIMA NO FACEBOOK

“Quero neste momento parabenizar o blog do Íco mandantes pela iniciativa dessa rápida biografia. Meu caro blogueiro Paulo Campos tb me senti assim como vc. Cécidio Rubens: não só foi sócio fundador de Lions Club, ocupou vários cargos no Lions Clube de Petrolândia, inclusive de Presidente do mesmo, onde realizou várias campanhas que beneficiou a população carente deste município……..conheci Sr, Cecídio em l984 como grande cliente do Bandepe, comerciante…….Homem com sua história ligada a história de Petrolândia……O Hercílio de Dona Afonsina…….”

A FORÇA DA FÉ EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Imagem de São Francisco de Assis num oratório sobre o Lago deItaparica

Imagem de São Francisco de Assis num oratório sobre o Lago de Itaparica

Petrolândia 04 de janeiro de 2015

Em 04 de novembro de 2010 eu publicava neste Blog uma matéria intitulada: A seca Verde no Semi Árido Nordestino: transcrita a seguir:

“No artigo anterior, 19/09/2010, falávamos da transição entre a fase verde e a fase seca nesta região. A vegetação começava a adormecer, quando a natureza, como sempre, nos surpreendeu com a chuva das flores. Este é o nome dado pela população nativa às chuvas que caem, esporadicamente, no mês de novembro. A vegetação é convidada a permanecer acordada prolongando o tempo de permanência de apresentação do espetáculo natural do verde e das flores, único no mundo nesta formatação. Se em dezembro não chover (chuva do umbuzeiro) ocorrerá o fenômeno conhecido por aqui como “Seca Verde”: A vegetação estará verde, mas a terra permanecerá seca, esturricada.”.

Não choveu e o fenômeno vem se repetindo todos os anos até o momento. Hoje todos comentam que o velho Chico vai secar. O mesmo fenômeno acontecia por aqui em 2001 quando o lago chegou a um nível crítico e os produtores rurais do Icó Mandantes temiam perder a sua única fonte de renda. Foi quando o reassentado Arnaldo de Manoel de Pedrinho residente a agrovila 8 do Limão juntamente com alguns colegas colocou este oratório visualizado na foto, acima, com a Imagem de São Francisco aí na Serra do Papagaio sobre as Águas do Lago de Itaparica, pedindo que ele interferisse e fizesse chover. Na Mesma semana a chuva caiu em toda extensão do Velho Chico. Só parou quando o Lago atingiu a cota máxima.

A imagem de São Francisco permanece lá. Quem sabe a mesma fé que moveu Arnaldo em 2001 motive, neste momento, os produtores rurais do Icó Mandantes a fazerem uma procissão de barcos e canoas saindo da Vila dos Pescadores até o Local onde está a Imagem do Protetor dos pobres, doentes, da lavoura e da natureza São Francisco de Assis.