Outubro Rosa saindo, Novembro Azul chegando

“No meio do caminho tinha uma pedra… Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas” (Carlos Drummond de Andrade).

Outubro Rosa chega ao fim em 2015. Que venha o Novembro Azul. Duas campanhas que conscientizam e ajudam mulheres a combater o câncer de mama e homens o câncer de próstata. O Icó Mandantes entrou este ano na onda deste movimento mundial. É mais uma pedra que está sendo removida no caminho do povo do Icó Mandantes.

Nós que fazemos o INSTITUTO AFIM continuaremos aqui tentando remover outras pedras que têm surgido no caminho. Nada é impossível quando lutamos por uma causa. Ia tudo bem com o PROJETO JOVENS EMPREENDEDORES DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DO ICÓ MANDANTES até o momento em que fomos surpreendidos por várias pedras encontradas no meio do caminho: Crise hídrica, crise política, crise econômica, e uma das maiores secas dos últimos 80 anos que atinge a região banhada pelo Rio São Francisco. Não vamos desanimar.

Até Dilma Dilma Rousseff, Eduardo Campos e Aécio Neves, quando em campanha às eleições, visitaram o INSTITUTO AFIM para dizer que dariam apoio ao projeto.

Mas tenho certeza que elas sairão do caminho. Aos poucos sairão. Vamos seguir o Conselho de Bill Gates: “Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar a aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz”.

Enquanto vamos persistindo, tentando conquistar a nossa sonhada sustentabilidade tão necessária à elevação da autoestima de nossos jovens e promoção da paz em nosso município, que tal aproveitar o momento para fazermos nossa homenagem ao Outubro Rosa que se finda e ao Novembro Azul que se inicia, amanhã, ouvindo o Hino do INSTITUTO AFIM com a música do padroeiro da nossa Petrolândia e também padroeiro da ecologia e dos animais?

Outubro Rosa – Seja bem vindo ao Icó Mandantes

DSC01890

O Icó Mandantes, Petrolândia Pernambuco entra, hoje, na onda do movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa.

Foram vivenciadas no Centro Administrativo do Icó Mandantes diversas atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama como consulta ginecológica, preventivo, teste de HIV entre outros. Paralelamente foram realizadas palestras e oficinas de artesanato como Oficina de Vagonite promovida pelo CRAS, tela com fibra de bananeira pelo SCFV e Tela de Quadros com sementes pela Casa das Juventudes.

O outubro rosa é um movimento iniciado nos Estados Unidos na última década de 20 tendo como símbolo o laço rosa. Este simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama ao mesmo tempo em que estimula a participação da população, empresas e entidades a promoverem campanhas de conscientização tendo como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Esse movimento chegou ao Brasil em 2002 em São Paulo, apenas como simbologia liderado por um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama. Em 2008 várias capitais do Brasil iluminaram de rosa seus principais monumentos históricos. Nesse ano o Cristo Redentor no Rio de Janeiro ficou conhecido, mundialmente, como o símbolo do Outubro Rosa.

Hoje este movimento é realizado em várias cidades do mundo tendo como epicentro das ações o mês de Outubro.

DSC01906

DSC01904
DSC01903
DSC01901
DSC01900
DSC01899
DSC01898
Cartaz