Internet no Icó Mandantes

sonharepreciso

Petrolândia 13 de junho de 2013

Tem sido constante as reclamações referentes aos serviços de internet prestados pela ATEL no Icó Mandantes. De fato a conexão é péssima. E não só, é a mais cara do mundo. E o problema é que além de não ter concorrência tem, neste momento, mais de 30 pessoas na fila solicitando acesso e dispostas a aceitar os serviço mesmo sabendo que o sinal é ruim.

Eu costumo dizer que ruim com a ATEL pior sem ela. Até início de 2010 ninguém sonhava com internet por essas bandas, até que um dia eu fui atrás de Adriano, em Belém do São Francisco, proprietário da ATEL e ele teve a coragem de assumir o risco de investir nesse projeto sem previsão de retorno. Durante 30 meses eu, compulsoriamente, instalei e dei manutenção gratuita em todas as 16 agrovilas e Vila dos Pescadores. Teve dia que eu rodei mais de 100 Km. Pelo menos os primeiros 50 usuários sabem disso. Este foi o meu compromisso com a ATEL para que ela pudesse disponibilizar os serviços de internet. Não tenho mais esta obrigação, pois o número de usuários ultrapassou o que eu e Adriano prevíamos e assim a ATEL pode, hoje, prestar o serviço com retorno financeiro garantido. Mesmo assim continuo à disposição de qualquer colega para dar assistência técnica voluntariamente. Eu posso até não resolver de imediato, mas direi onde está o problema: Na ATEL ou no cliente. É só ligar para o meu telefone ou enviar um email.

Bem que todos, no Icó Mandantes, poderiam estar nesse momento acessando a internet gratuitamente. Custaria aos cofres da Prefeitura não mais do que R$ 7.000,00 mensais. Menos do que ganha um vereador. Temos que ter consciência cidadã no momento das eleições. É necessário sabermos escolher com sabedoria para que possamos distinguir entre aqueles que têm espírito oportunista dos que têm vocação para fomentar o desenvolvimento social igualitário de toda população de Petrolândia, seja do campo ou da cidade.

Em breve poderemos ter uma grata surpresa: Internet gratuita no projeto Icó Mandantes apesar daqueles que não querem o povão bem informado. Precisamos nos organizar.

Mais Internet para o Icó Mandantes Petrolândia Pernambuco

Torre da ATELTELECOM na Serra do Papagaio Icó Mandantes

Torre da ATELTELECOM na Serra do Papagaio Icó Mandantes

Petrolândia 09 de julho de 2013

A torre construída pela ATEL na Serra do Papagaio em 2010 destinada instalar a infraestrutura necessária para

fornecimento de serviços de internet aos moradores do Icó Mandantes em menos de três anos tornou-se obsoleta. Esta sendo substituída por outra que viabiliza os serviços de manutenção bem como facilita a distribuição de baterias, antenas e rádios necessários à demanda reprimida de usuários de internet. O projeto inicial foi subestimado. Ninguém poderia imaginar que neste momento mais de 50 pessoas estivessem aguardando ansiosas e dispostas a pagarem para poderem interagir com o mundo. Enquanto não vem a bendita banda larga para as terras dos confins prometida pelo governo, a população rural do Icó Mandantes, paga a peso de ouro para ter oportunidade de participar da onda das redes sociais que informa, que educa, que conscientiza, que a faz entender e perceber que deve lutar pelo seu direito de cidadania plena.

É isso aí, felizmente é possível ao produtor rural do Icó Mandantes, graças a sua atividade autossustentada, em menos de três anos, dizer: “O passado é uma roupa velha que não nos serve mais” (Belchior). É um gibão de couro que não serve mais para campear na nova caatinga. É uma enxada velha que não serve mais na minha roça.

Quem não gosta de povo bem informado que se cuide. Se torne sábio aprendendo a conviver com essa nova realidade.

Sobre este tema leia também: (Internet no Icó Mandantes)